sábado, 22 de outubro de 2011

Oficinas de boneca.
contando historias resolvendo conflitos.


Para Jung, a arte tem finalidade criativa, e a energia psíquica, consegue transformar-se em imagens e através dos símbolos, colocar seus conteúdos mais internos e profundos. De acordo com o pensamento junguiano, deve-se observar os sonhos, pois são criações inconscientes que o consciente muitas vezes consegue captar, e junto ao terapeuta pode-se buscar sua significação.
A necessidade da comunicação simbólica origina-se deste pressuposto, como forma de auto-conhecimento no tratamento terapêutico.

contando sua experiencia na arte de transforamar e recriar

Era uma vez, uma boneca chamada Izabela//
Foi assim que eu tomei contato com meu poder criativo.
No começo pensei que não teria condições de fazer uma boneca de pano, mas com as orientçoes e com ajuda de algumas colegas logo percebi que era capaz!
Mãos a obra, e la fui eu, comecei e encarei de frente o desafio,
Uma explicação aqui outra ali e as etapas foram sendo vencidas ... Umas mais difíceis outras fáceis, pequenas mas não menos importantes... Cada detalhe era importante e são eles que nos diferenciam uns dos outros na vida real!
Fui ficando cada vez mais feliz a cada etapa que conseguia superar, Recebia um elogio aqui, outro la e assim por diante sentia que a medida que confeccionava a boneca minha vida também tomava outras formas, outro rumo, outra direção! A raiva já não me dominava mais, a dificuldade de conversar com os outros diminuía, a timidez foi sendo superada e eu aprendia a puxar papo com as pessoas , pessoas que eu conhecia a pouco tempo mas que foram se tornando importantes em minha vida,
A agressividade cedeu lugar para a mansidão, para polidez, para o amor... mas que amor? Amor a vida// Passei a me alegrar com pequenas coisas do dia a dia , uma aqui outra ali e os problemas foram sendo resolvidos um a um, sem pressa, sem desespero, sem agressividade mas com amor, alegria, paz, longanimidade  benignidade, bondade mansidão e quem diria logo eu com domínio proprio,,, Consegui, estou de volta, só que desta vez não sou mais aquela... aquela... Sou uma uma nova, novinha em folha e me chamo Izabela/////
Este foi o parecer de si mesmo escrito por uma paciente depois de ter confeccionado sua boneca de pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário